Plano de saúde com odontologia: atendimento integra tratamentos
O que é preciso para se ter uma saúde em dia? Podem existir uma série de respostas para essa pergunta que irão envolver diferentes tipos de dietas, de práticas de exercícios físicos e de outras atuações saudáveis. Contudo, somente com a contratação de um plano de saúde com odontologia é possível se ter uma garantia de que esse investimento terá uma melhora dos possíveis quadros clínicos que surjam.
Quais são as vantagens dessa contratação?
Ter um cuidado com todos os aspectos do corpo é um investimento para a prevenção e recuperação de doenças. É dessa forma que o plano de saúde com odontologia atua. Ao todo, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), existem mais de 27 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Cerca de 47,3 milhões são de convênios médicos e 24,7 milhões de seguros com atuação exclusiva para a boca. Esse total se elevou dentro dos últimos 10 anos, revelando a tendência que essa modalidade de contratação tem se tornado. Em 2009, a combinação desses dois modos somavam mais de 55 milhões de usuários.
A causa do crescimento do número de adesões se deve principalmente às vantagens oferecidas por esses modelos de contratação. Tanto o cuidado com o corpo quanto com a boca fazem com que os indivíduos possam ter um atendimento integral, evitando que diversas doenças sejam tratadas ou evitadas. Esses são os benefícios do plano de saúde com odontologia:
- Acesso a uma rede ampla de hospitais, dentistas, médicos e laboratórios credenciados;
- Partilhamento da utilização dos serviços contratados com os membros do grupo familiar, como filhos, pais mais velhos e cônjuge;
- Possibilidade de controle do orçamento por oferecer mensalidades fixas;
- Uso de uma diversidade de procedimentos sem alteração nos valores contratados.
Cobertura prestada pelos convênios
Além de conhecer quais são os benefícios do plano de saúde com odontologia, é preciso que o interessado se conheça. O motivo dessa busca interior se relaciona com a própria aquisição, deixando-a mais rápida e facilitada. Isso porque são 952 operadoras do setor em funcionamento em todo o país. A triagem durante a pesquisa precisa ser direta, colocando na ponta do lápis quais os custos benefícios que cada convênio oferece ao que diz respeito à cobertura oferecida.
Na prestação de serviços do plano de saúde com odontologia existem padrões. A assistência básica é um deles. Quem define quais serão os tratamentos oferecidos é a Agência Nacional de Saúde Suplementar. No caso da saúde bucal, houve a criação do rol mínimo, que inclui procedimentos considerados essenciais para a recuperação de quadros clínicos estáveis e para a manutenção dos mesmos. Os tratamentos envolvem a higienização e extração de dentes, o agendamento de consultas e a realização de exames.
Ao que concerne sobre o campo médico, a ANS também criou um rol de procedimentos que se destrincha em outras coberturas, como é o caso das ambulatoriais, que só dão amparo para as consultas, sem possibilidade de internação. E, no caso das mais caras, a assistência referencial, com acesso a todos os serviços.