Plano de saúde odontológico é um ótimo aliado para quem deseja qualidade de vida
O plano de saúde odontológico, nascem com a iniciativa do governo em unificar e trazer a limpeza bucal para mais perto dos trabalhadores. Visto a necessidade de procedimentos básicos da saúde dentária, como remoção de tártaros, cáries, extração, canal e outros tratamentos simples que muitos não tinham acesso, ou o incentivo de buscar tratamento. Os índices de brasileiros procurando por sua saúde bucal era muito baixo, não passando dos 11% da população total, sendo a maior concentração em estados do sul.
A utilidade geral do plano de saúde odontológico é a realização de um pacote que cobre tratamentos quando necessário. Um exemplo para entendimento simples, um plano odontológico é como um seguro, você paga uma quantia por mês e quando tiver precisão de uso da parte do paciente, ele poderá recorrer a clínica paga e então realizar os tratamentos dentais.
Fazendo com que haja uma disponibilidade de cuidados e que vai ser direito de quem estiver contratando. Essa acessibilidade implica diretamente com a economia por parte do contratante, que uma vez que não tenha que pagar por cada tratamento de forma individual, sentirá mais acomodado e seguro de recorrer ao dentista sempre que necessário.
Existem diversas formas de ter um plano de saúde odontológico, conforme os anos se passaram, não apenas as empresas providenciam este convênio, mas também existem corporações privadas que trabalham com esta modalidade. Alguns exemplos de como estabelecer um plano:
- Lei trabalhista (lei que prevê como direito do trabalhador, a disponibilização de uma unidade de odontologia com convênio, por parte da empresa contratante, mediante ao pagamento mensal por parte do trabalhador);
- Plano de saúde odontológico do próprio consultório (as próprias redes de odontologia, podem confeccionar seu plano de saúde odontológico e venderem aos pacientes);
- Empresas terceiras (muitas empresas podem oferecer esse plano para pessoas que quiserem contratar, mesmo as que não trabalham, mediante ao pagamento);
- As citadas são apenas mais famosas e adquiridas, porém existe muitas outras formas de se adquirir.
Justificativa de se ter plano de saúde odontológico
Quando se faz parte de um plano de saúde odontológico, os gastos com eventuais consultas são anulados, visto que seus tratamentos são agendados e visado pelo seu plano. Claro, alguns procedimentos que ajudam apenas com a estética pessoal, quase sempre não são cobertos, porém, em sua maioria de casos os pacientes estão a busca de tratamentos por conta de incômodos e melhoria da qualidade e saúde bucal.
Com a popularização da profissão foi gerado também uma maior gama de especialistas no âmbito odontológica, fazendo com que mais empregos sejam gerados e novos nomes da saúde possam aparecer, ajudando então no crescimento do mercado e na expansão do conhecimento do país nos assuntos pertinentes como os cuidados bucais.
Essa expansão deixa mais perto de se conseguir progressos tecnológicos, investimentos, espaço e crescimento no mercado trabalhista e em seu foco. Com todos os ventos soprando a favor da evolução e alcance de saúde básica dentária para todo um país.
E com o básico consolidado, os tratamentos mais complexos e delicados, estarão a passos de serem executados de forma uniforme ou pelo menos, mais global, o que faz com que o incentivo e agilidade nos processos, formem uma sociedade mais higienizada e saudável. Lista de vantagens que se consegue ao investir mais em higiene bucal e plano de saúde odontológico:
- Crescimento na área;
- Aprofundamento de métodos;
- Mais profissionais interessados em cursar odontologia;
- Investimento monetário em novas descobertas e tecnologia;
- Ampliação do alcance de regiões com acesso à higiene bucal básica e rotineira.
Plano de saúde odontológico: como ele funciona?
Como mencionado anteriormente sobre plano de saúde odontológico, existem tipos alternativos para contar com convênios, desde leis que prevê aos trabalhadores essas vantagens a empresas que se dedicam a oferecer tipos diferentes para qualquer indivíduo que pague por elas, sem necessariamente ter laços empregatícios com alguma empresa.
Nesse segundo caso, a aquisição normalmente vem como plano familiar, que como o nome diz, se baseia na inclusão de toda família declarada como dependente (como filhos), cônjuge, parentes, etc. E seu ponto positivo é que mesmo pessoas que trabalham como autônomos ou pessoa jurídica (PJ), possam aproveitar os benefícios que o plano de saúde odontológico tem a oferecer. As vantagens em questão, são os procedimentos que são realizados nos consultórios em pró do bem-estar, do paciente e da saúde bucal. Sendo alguns deles:
- Tratamento de tártaro;
- Extração dentária;
- Remoção de cáries;
- Restauração do dente;
- Tratamento do canal;
- Aparelho dentário.
Níveis de tratamentos no plano de saúde odontológico Como se é de costume, muitos procedimentos são mais complicados que outros e podemos defini-los em três tipos:
Nível médio de dificuldade
Necessidade de até duas sessões para conclusão, elas geralmente necessitam mais cuidado e delicadeza, são caracterizadas por darem uma sensibilidade maior ao paciente em questão de dor e podem adquirir o uso de analgésicos ou outros medicamentos. Exemplos: restaurações, curativos, sutura, pequenas cirurgias nos dentes ou gengivas e colagem de fragmentos.
Procedimentos simples
Daqueles rotineiros, que geralmente precisa de apenas uma sessão de consulta para estar completo e sua recuperação não afeta o dia do paciente, sem necessidade de anestesia ou algum tipo de auxílio de medicamentos. Exemplos são: Cárie, aplicação de selante (massinha branca), limpezas necessárias e tártaro.
Nível complexo
Duração de horas de sessão, às vezes partindo de 2 a mais. Sua complexidade se mede pela profundidade de onde será mexido, muitas vezes como em caso de extração dentária completa, canal (retirada da raiz do dente), extração do dente siso e coletagem de material para biópsia. Procedimentos que são necessários a anestesia e sua cicatrização tem uma duração prolongada, precisando de repouso do paciente e a administração de remédios para dor.
Todos os níveis são para conscientizar os usuários, ajudando no que será necessário tomar cuidado e precaução, sempre sendo necessário seguir de acordo com as regras e indicações passadas por profissionais para que assim, a recuperação completa seja feita com facilidade e em menor tempo.
Em todos os tratamentos, com a evolução de tecnologias, a dor que se sentia em sessões odontológicas é basicamente imperceptível, tendo como testemunho de pessoas que alegam não sentir dor mesmo em operações a com nível de complexidade alto. Diferente de alguns anos atrás, onde se era impossível diversas vezes fazer um canal com sucesso, pois a dor infligida aos usuários eram insuportáveis, um benefício que a atualidade e incentivo de uso ajudou a melhorar em procedimento e bem-estar dos beneficiários em geral.
Plano de saúde odontológico: recursos para tratamentos
Os recursos no plano de saúde odontológico servem desde a proteção do usuário quanto a facilidade e comodidade para executar as sessões dentárias. Sendo auxiliadores na hora de diminuir a dor, na cicatrização mais rápida e na aparência e restauração da dentição.
A necessidade de se ter recursos que auxiliam no procedimento da consulta é indispensável, fazendo uso para a facilidade geral das consultas, pois, quando se tem uma análise geral, a dor pode ser o fator mais exclusivo para o não comprimento concreto dos tratamentos, infringido então o medo do paciente em participar da consulta e assim não colaborando para o sucesso de uma higienização completa. A necessidade de recursos extras em procedimentos então, se faz necessário pela facilitação e alívio da dor. Os recursos são:
- Anestesia;
- Raio-x;
- Moldes;
- Curativos;
- Ferramentas de aferição;
- Selantes para restauração.
Anestesia
A anestesia tem o foco de gerar um efeito de dormência e provoca a falta de sensibilidade no local que é aplicada, diferente da sensação que uma anestesia geral causa. A composição dela é de fenol e álcool e é injetável, ou seja, ele é injetado por meio de uma agulha, gerando dormência e inibindo a dor do paciente. Com essa alteração no sistema nervoso local da boca, o especialista tem uma margem de trabalho melhorado e ampliado, visto que sem dor, o paciente tem mais condições de prosseguir a sessão e terminar devidamente o tratamento.
Ferramentas de aferição
Tem como base a checagem e manutenção de cada dentição, existem os espelhinhos para conferir dentes que se encontram no fundo da boca; hollemback que é um utensílio pontiagudo para ajudar na passagem de massinhas e selantes nas cavidades dos dentes; sonda exploradora que ajuda na extração de cárie e outras placas; carpule que serve como auxiliar para a injeção da seringa para aplicar o anestésico; Cortantes que servem para terminar o trabalho em cavidades dentárias após a extração ou restauração do dente, entre outros instrumentos.
Raio-x
O raio-x retira a foto exata que mostra a posição das dentições na parte em que não podemos ver, até a sua base que se encontra dentro da gengiva. O seu auxílio colabora para as melhores medidas por parte do especialista serem tomadas, ele sabendo como se encontra por dentro, tem menos chance de um ferimento e procedimentos errados e desnecessários. Sua contribuição auxilia, tanto na parte de colocar um aparelho, extração completa do dente, próteses, tratamento do canal ou outros tipos de panorama de visão.
Moldes dentários
Auxiliam principalmente na hora de fazer planejamento para dentaduras, próteses, aparelho de correção dentária, entre outros. Este molde serve para modelar sua boca de forma 3D, assim a visão de como as dentições estão alocados dentro da boca é completamente exposto, dando margem para o profissional agir com clareza e certeza na hora de recomendar certas medidas.
Curativos
Ocupam duas funções, uma como auxílio para fechamento temporário para o dente não ficar exposto quando é um tratamento que demanda mais de uma sessão, e o outro caso, é quando é terminado um procedimento e é colocado para ajudar na cicatrização, com isso o dente não fica desamparado nas duas situações.
Selantes para restauração
São aquelas famosas ‘massinhas brancas’, elas fecham e isolam a área da dentição que pode estar quebrada, fragmentada ou apenas depois do tratamento de cárie. Elas normalmente são brancas e demoram de uma a duas horas para a secagem completa, e neste caso depois de sair do consultório o paciente não poderá ingerir nenhum tipo de alimento ou líquido, pelo tempo informado e recomendado pelo profissional dentista.
Sua solidificação primária é feita com luz ultravioleta, que resseca, prendendo a massa ao dente. Em seu auxílio também é contado a impermeabilização da superfície da dentição ou de suas extremidades, fazendo proteção contra outras cáries e bactérias.
Essas medidas que se encontram em plano de saúde odontológico, fazem parte de um sistema que se preocupa com a segurança e bem-estar dos usuários, visando que todos serviços trarão a melhor comodidade e experiência para todos, com um serviço de qualidade a facilidade de alcance em números de indivíduos é mais fácil e assertivo.
Plano de saúde odontológico: segurança e praticidade
Algumas medidas na hora de contratar o plano de saúde odontológico é fundamental, fazendo a diferença na satisfação que o paciente terá com a sua escolha. Apesar de ser um ótimo trabalho, nem todas companhias trabalham com seriedade e qualidade em serviços prestados. Verificação de, por exemplo:
- Credenciais Médicas;
- Coberturas previstas;
- Registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia);
- Modo que as mensalidades são reajustadas;
- A área regional que o consultório atua;
- Número do certificado da ANS (Agência Nacional de Saúde);
- Ano de início de vigência.
Essa segurança e confiabilidade na hora da aquisição do plano de saúde odontológico traz mais confortabilidade e ajuste aos trabalhos prestados. Credenciais médicas trazem a certeza de que o profissional que irá te atender e realizar todos os exames, de fato é capacitado para a execução da profissão e tudo que ela engloba, desde operações simples quanto a mais diversas situações que possam acontecer.
Modo de reajuste das mensalidades
Pode contar muito na sua tranquilidade quanto a permanência com o plano de saúde odontológico, pois implica diretamente na forma financeira e em seu devido pagamento e acordo. Ter plena consciência de como a empresa lida com reajuste e se são cabíveis e éticos, faz com que a confiabilidade não seja perdida e todos saiam de maneira condizente no acordo.
O Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO)
Para um plano de saúde odontológico, é indispensável. Se um consultório não tem o reconhecimento regional de onde opera, significa menos qualidade e possivelmente um ambiente impróprio para o tipo de serviço que presta, então merece devida atenção. Como um selo de qualidade que aquele local opera nas leis e conformidades da odontologia.
Coberturas previstas
Ajuda no entendimento do que aquele consultório te fornecerá no plano. Por exemplo, se o foco é estritamente ter atendimento na parte puramente estética e esse consultório abriga apenas procedimentos de saúde básica, ele não atenderá as expectativas, fazendo com que um transtorno de cancelamento de contrato, possa ocorrer. Tendo assim, uma necessidade de conhecimento de tratamentos cobertos.
Saber prontamente a área regional de atuação do consultório, para um plano de saúde odontológico é extremamente obrigatório e essencial. Se a contratação é fora do alcance regional do consultório, ele não poderá atender o usuário e ter a mesma validade com a sua CRO.
Fazendo com que a locomoção até as dependências médicas também seja dificultada, sempre é indicado uma consultoria mais perto, até mesmo para eventuais emergências. Englobando em sua localidade, um fator muito crucial é o entendimento do expediente odontológico, qual o horário de funcionamento. Modelos 24 horas por dia, ou se operam em horário comercial (8h às 18h).
O número do certificado da ANS (Agência Nacional de Saúde), é algo indispensável. O consultório tem que ser reconhecido como apto a prosseguir em suas atividades médicas, ou então, caso seja descoberto sem essa permissão, o fechamento do estabelecimento será prosseguido. Fazendo com que quem depositou dinheiro e confiança, possa ter corrido riscos frequentando a região e realizando procedimentos que necessitam de toda capacidade médica.
O ano de vigência de atuação
Mede o tempo que o lugar do seu plano de saúde odontológico início suas atividades, fazendo assim, com que seja condizente com todos outros certificados e registros. Mostra a inovação de métodos de procedimentos, conhecimento médico odonto, ou seja, a quanto tempo aquele consultório e seus profissionais têm de experiência. Quando se procura um plano, o indicado é buscar o auxílio de dentistas que conhecem a área a algum tempo e já tem muitas horas de prática em sua bagagem profissional, fazendo com que seus auxiliares, estagiários e doutores mais recentes, tenham melhor condição de aprender e de executarem trabalhos melhores.
Selando assim, uma relação mais amigável e confiável entre contratante e contratado do plano de saúde odontológico. Traçando um caminho de saúde, limpeza e trabalho de forma duradoura.
Bem-estar além de tratamentos estéticos: plano de saúde odontológico
Mais do que tratamentos estético, ter um plano de saúde odontológico pode garantir o bem-estar, autoaceitação, beleza e autoestima a quem se trata em um dentista. Esse cuidado já provou ser efetivo e bom para os indivíduos, pois como é de conhecimento comum, os dentes são bens que não se regeneram ao longo da vida, sendo então, bens únicos e de grande importância para nosso dia a dia.
Alguns tratamentos, são considerados como totalmente estéticos e muitas vezes não são cobertos por plano de saúde odontológico e convênios. Servem diretamente para a restauração do dente, porém de forma a “melhorar” e deixá-los mais ao agrado do usuário e pela sua percepção mais bonitos, muitas vezes podem não alterar nada da saúde e nem acrescentar. Alguns desses acrescentos e modificações estéticas são:
- Resinas compostas (dão brilho e aparência aos dentes);
- Clareamento dentário (clareiam, deixando um tom esbranquiçado ao dente);
- Cirurgias plásticas gengivais (para deixar a gengiva mais compatível com um sorriso bonito);
- Contato de porcelana (preenche lacunas entre os dentes e modificam a forma original do dente);
- Porcelana (também serve para mudar e acrescentar brilho a forma do dente e auxiliar um sorriso mais bonito).
Sendo tratamentos estéticos ou não, o cuidado e a limpeza adequada aos dentes, traz a melhoria de vida nas pessoas, que se sentem melhor e mais completas por poderem sorrir e conversar sem ter algum tipo de receio ou vergonha com o seu sorriso, permitindo a afloração da conversação em ambiente de socialização ou trabalho, atingindo consideravelmente seu desempenho e melhoria na vida pessoal ou profissional.
Aumento de alcance na saúde oral: plano de saúde odontológico
Muitos dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de indivíduos que contratam ou fazem parte de um convênio e plano de saúde odontológico vêm aumentando exponencialmente, assim como o número de interessados na área de odontologia que aumentou 42,27%. Esse índice é animador e interessante, mostrando que o cenário atual de pouca distribuição da saúde oral possa ter uma mudança, e todos ou a maioria consigam e frequente algo tão importante quanto um consultório odontológico, de forma justa, ética e acessível.
Esse alcance faz com que toda população tenha a possibilidade de participar de uma comunidade mais acessível a todos, que se embasa em processos coletivos ou privados de cuidados simples e mais essencial, humanizando os indivíduos, com estilo de vida agradável, saudável, bonito e leve.
Outro patamar fundamental de se pensar, quando falamos de plano de saúde odontológico é a segurança e seriedade que toda regularização e notoriedade traz para os consultórios do Brasil. Quando se tem pouca visibilidade e o acesso direto é precário e difícil, as maiores irregularidades podem ocorrer nesses estabelecimentos. Pois os tratamentos são executados de forma independente que faz com que exigências, como as citados ao longo do texto, não sejam apresentadas como, por exemplo, registro no CRO, validade do certificado, etc.
Vantagens de se conquistar plano de saúde odontológico
Exigências fazem um papel fundamental que provam a qualidade do serviço prestado, ou seja, com a popularização e muita concorrência criada a partir disso, todos que trabalham com a arte da odontologia competem para fazer seu melhor papel e apresentar o maior número de certificações, habilidades e formação, e dessa maneira, garantido o serviço de melhor desempenho e continuar no mercado crescendo e tendo o maior número de clientes possível. Algumas dessas vantagens de se conquistar plano de saúde odontológico são:
- Lei que prevê o funcionamento de estabelecimentos odontológicos, mediante a apresentação de credenciais em dia;
- Consolidação de profissionais aptos para a execução da odontologia;
- Apresentação regulamentada em conselhos regionais;
- Obrigatoriedade de rol mínimo de procedimentos (exames e consulta pré procedimentos).
Essas leis fazem então, que o respeito para com o usuário seja mais frequente e forte em plano de saúde odontológico, trazendo a responsabilidade aos prestadores e a maior confiabilidade para quem quer cuidar de sua saúde bucal e ter uma melhor prospecção de vida.