Como funciona o plano dental familiar?
A saúde bucal é um dos pontos importantes para que a qualidade de vida seja avaliada. É com ela que doenças como a gengivite, a periodontite são evitadas e que tratamentos mais profundos, como o de canal, sejam realizados. Para quem possui um grupo familiar grande, ao invés de pagar por procedimentos únicos em consultórios particulares, é possível fazer a aquisição de um plano dental familiar.
O plano dental familiar pode ser uma opção para quem deseja demonstrar um afeto diferente, preocupando-se com a saúde bucal dos parentes mais próximos, como cônjuge, filhos e pais. Com essa modalidade de aquisição, é possível compartilhar o benefício do uso dos procedimentos, com coberturas que abrangem cada necessidade. No caso dos mais novos, existe a especialidade da odontopediatria, cuidando de todo o crescimento e melhorando a relação com o dentista. No caso dos idosos, a odontogeriatria busca conciliar restauração e acompanhamento dos efeitos do envelhecimento.
Essas são algumas das vantagens da contratação de um plano dental familiar:
- Melhora da saúde e do sorriso;
- Acesso a uma ampla rede de profissionais, hospitais e laboratórios;
- Mensalidades que cabem no bolso, proporcionando economia;
- Utilização de procedimentos de diversas naturezas, sem acréscimos nas parcelas.
Opção sem carência
Para deixar o plano dental familiar ainda melhor é possível escolhê-lo para que seja sem carência, agilizando o atendimento e diminuindo as frustrações. A carência é uma prática permitida pela ANS e que consiste em um tempo de espera a partir da contratação e a utilização dos serviços adquiridos.
Esse intervalo de espera varia conforme o procedimento. Os mais simples, como são os exames e consultas, levam em torno de 30 dias. Já os mais complexos, como cirurgias, podem ter uma espera de até 180 dias, ou seja, seis meses. Um plano sem carência irá eliminar essa necessidade de espera, o que significa que todos os tratamentos estarão disponíveis dentro de 24 horas após a negociação com o convênio.
Outros modelos disponíveis
Além do plano dental familiar, outros modelos de contratação estão disponíveis para que as pessoas consigam ser beneficiárias. O convênio individual é um exemplo. Esse tipo é indicado para aqueles que não fazem parte de um plano dental familiar ou empresarial, mas que ainda assim desejam cuidar da saúde bucal.
Contudo, é preciso ter cuidado com a cobertura a ser contratada. O contratante será o único a receber os benefícios, mas também ser apenas ele o responsável por realizar os pagamentos das mensalidades. Sendo assim, para que não afete o orçamento, é preciso se programar e avaliar cada seguro disponível. O mais recomendado é aquele que segue o rol mínimo da ANS, com procedimentos básicos de manutenção e recuperação.
O último modelo disponível além do plano dental familiar é o empresarial. Nesse caso, não é a pessoa física que irá fazer a contratação, mas sim o setor de recursos humanos e financeiros de cada instituição. A aquisição desse benefício, contudo, oferece diversas vantagens para os funcionários, que se sentem mais motivados e com uma disposição e produtividade maiores. Para a empresa, a contratação faz com que ela esteja mais bem vista no mercado.