Plano odonto empresa: modelo de contratação beneficia funcionários
O que é preciso para ter uma saúde bucal em dia? O indicado é uma escovação constante e visitas regulares ao dentista. No entanto, devido aos preços, nem sempre isso é possível ser realizado. O plano odonto empresa pode ser uma forma de receber esse benefício e que possui vantagens tanto para os trabalhadores quanto para as instituições que custeiam.
O plano odonto empresa é o mais utilizado atualmente de acordo com os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Cerca de 17 milhões dos mais de 24,7 milhões de usuários recebem esse benefício a partir da aquisição das empresas. Mas quais são os reais impactos no dia a dia?
Adquirir um plano odonto empresa faz com que os funcionários estejam mais atentos para a saúde bucal e de práticas de higiene e prevenção a doenças. Além disso, a aquisição oferece um conforto aos colaboradores, que não precisarão trabalhar com dores incômodas e que diminuem sua produtividade. O efeito é o inverso, aumentando sua produtividade e disposição para o trabalho. Ao que diz respeito às instituições, o plano odonto empresa melhora faz com que elas fiquem mais bem vistas no mercado financeiro e de trabalho, solicitando qualificações melhores para os cargos.
Seguro pode ser partilhado
O plano odonto empresa é aplicado a partir de um acordo entre o setor de finanças e de recursos humanos da instituição. Para fazer o cálculo de quanto que ele irá consumir dos cofres da empresa, é preciso ter em mente a quantidade de pessoas a serem beneficiadas. Tal número irá impactar pela escolha da modalidade de adesão.
Existem duas formas de adesão para o plano odonto empresa: o compulsório e o facultativo. O primeiro obriga que os funcionários a aceitarem a adesão ao convênio e o seu custeio é normalmente feito de forma integral pela instituição. Já o facultativo permite que o colaborador escolha se vai ou não aderir ao seguro escolhido. Isso abre espaço para que o financiamento seja feito com desconto total ou parcial na folha de pagamento do trabalhador.
Quais são as coberturas oferecidas?
Em algumas instituições, a área de recursos humanos permite que os funcionários escolham pela cobertura ideal para suas necessidades no plano odonto empresa. Outras, contudo, fazem a aquisição a partir da avaliação financeira sobre qual é a assistência que podem custear. De qualquer forma, existem diversas coberturas disponíveis no mercado.
Ao todo, segundo a ANS, são 285 operadoras em funcionamento em todo o país. Os serviços mais básicos e mais baratos entram no pacote do rol mínimo da ANS, que é uma lista de procedimentos essenciais para recuperação de um quadro clínico ideal e para a manutenção do mesmo. Nesse tipo, estão inclusos os seguintes tratamentos:
- Higienização dos elementos da boca;
- Aplicação de flúor;
- Realização de consultas e exames, como radiografias;
- Extração ou restauração de dentes.
Procedimentos excluídos dessa lista são aqueles considerados pelo órgão regulador como de natureza estética. Eles envolvem técnicas de confecção de próteses, a fixação de implantes dentário e a instalação de aparelhos ortodônticos.