Com o plano odontológico você terá mais saúde e qualidade de vida!
O plano odontológico é uma das maneiras mais eficientes para um cuidado real com a saúde da boca e de todo o corpo, afinal, ter uma gengiva e dentes saudáveis não somente previne o aparecimento de patologias ligadas a saúde oral, como garante que a boca não seja porta de entrada para patologias que possam se manifestar em todo o corpo. Dessa forma, o plano odontológico é uma das ferramentas mais estratégicas para garantir o fácil acesso à diferentes profissionais, especializados em ramos diversificados da odontologia, independente de hora ou pagamento por serviços.
Cuidar do sorriso e da saúde oral, vai além de uma questão de saúde, diversas vezes, homens e mulheres se sentem frustrados em seus relacionamentos, sejam eles pessoais ou relações de trabalho, por não se sentirem seguros para falar em público, conversar próximo a alguém ou mesmo sorrir para fotos e em eventos, todos estes dilemas e travas normalmente estão ligadas a problemas estéticos no sorriso, como uma dentição torta, ou mesmo problemas ligados ao mau hálito e perda das dentições.
Para que cada vez mais, homens e mulheres, adultos e crianças possam ter acesso a informação e serviços de qualidade, o plano odontológico possibilita diferentes procedimento, garantindo que diferentes tratamentos que consigam ser realizados desde a primeira infância, para um cuidado inicial com a gengiva, bem como um tratamento de prótese e implantes, para o público mais idoso.
As pesquisas falam sobre o plano odontológico
Dados atuais, mostram que onze por cento de toda a população brasileira nunca visitou um profissional, ou seja, estima-se que 24 milhões de brasileiros, de diferentes faixas etárias nunca tenham pisado em um consultório odontológico, isso não é apenas um dado alarmante ao que se refere a saúde da população brasileira, como também aponta a falta de acesso à informação de qualidade sobre as vantagens e da necessidade da visita regular a este profissional, bem como o reflexo do descuido em todo o corpo.
Assim como regularmente os brasileiros tendem a visitar especialistas ligados a saúde do coração, dos órgãos reprodutores e da visão, há que se criar o costume da visita periódica ao especialista ligado a saúde oral, com o plano odontológico isso se torna muito mais prático e eficiente, uma vez que não é necessário o pagamento por consulta ou visita ao médico, mas sim, pagamento mensal, facilitando a questão do custo do serviço.
Outro grande benefício é ter mapeado profissionais de âmbitos diferentes da odontologia, em todo o país, divididos por regiões e especialidade, sendo possível o agendamento de uma consulta e posterior procedimento, com um implantodontista, profissional responsável pela realização de implantes dentários.
Vantagens do plano odontológico para toda a família
O plano odontológico conta com diversificadas vantagens, mas de longe, o principal é proporcionar saúde e atendimento de qualidade de maneira individual ou para toda a família. Seja um homem ou mulher solteira, ou chefes de família que querem cuidar da dentição e saúde oral de seus familiares, o plano odontológico é uma das opções mais vantajosas para esse tipo de tratamento.
Para se ter uma ideia, a primeira infância é um dos períodos mais essenciais para que os pais e crianças estejam atentos as alterações e possíveis doenças que surjam nos pequenos. O plano odontológico fornece, entre seus especialistas, o odontopediatra, especialista responsável pelo tratamento das crianças desde bebê até mais crescidos.
Muitas pessoas não sabe ou desconhece, mas nesse período é muito natural o consumo de açúcares, presente em doces, balas, refrigerantes por exemplo, e que podem contribuir com o surgimento de cáries e outras doenças. Para que o quadro não evolua para um canal ou problemas gengivais, como retração e inflamações, o ideal é que a criança visite regularmente o especialista para que ele possa acompanhar a evolução da dentição e o cuidado com problemas já existentes.
A troca de dentição, do dente de leite para o fixo é um período na qual odontopediatra também deve acompanhar e por isso, o plano odontológico se faz tão fundamental nesta relação de acompanhamento de quadros e evolução da saúde oral.
Já para os jovens com a transição da dentição já feita, o plano odontológico também se faz essencial nas visitas regulares para aqueles que realizam o tratamento ortodôntico. É muito normal, por uma série de fatores, que a dentina de homens e mulheres sejam desalinhados e tortos, o que poucas pessoas se atentam é que esse tipo de problema não prejudica somente a estética harmônica do sorriso, mas pode desencadear uma série de problemas ligados a saúde do corpo.
Entre os empecilhos de saúde mais habituais, ligados a problema nos dentes estão:
- Problemas de estômago;
- Dores de cabeça;
- Quadros de enxaqueca;
- Problemas ligados a má digestão.
Variedades de aparelhos dentários
O plano odontológico conta com um outro tipo de especialista, o ortodontista, especialista responsável pela recomendação e tratamento do realinhamento das dentinas. O Ortodontista é quem irá conversar com o paciente e entender suas queixas, estilo de vida e recomendar entre as muitas opções de aparelhos ortodônticos, os que mais se adequam ao estilo de vida da pessoa.
Com a evolução constante da tecnologia aplicada na área da odontologia, hoje existem no mercado uma infinidade de modelos de aparelhos dentários, todos com uma só finalidade: resgatar a harmonia das dentições. Entre os modelos disponíveis estão:
- Aparelho metálico, cujo material é metálico e fixo nos dentes.
- Aparelho móvel, que pode ser feito em resina e com partes metálicas, além de permitir que o paciente retire a placa em momentos variados;
- Aparelho transparente, cujo material é feito em resina e também colado aos dentes;
- Aparelho invisível, uma fina placa no formato dos dentes, feito de acrílico transparente é quase impossível identificar que o paciente esteja com o material na boca, garantindo um tratamento discreto e eficiente.
Seja lá qual for a alternativa recomendada pelo ortodontista e escolhida pelo paciente, para que o tratamento ortodôntico tenha sucesso é essencial que os retornos sejam realizados no período recomendado para que o dentista possa acompanhar a evolução do tratamento, é por isso que o plano odontológico se faz tão necessário nessa fase, garantindo que o paciente consiga agendar com tranquilidade sua consulta, sem que seja necessário o pagamento avulso dessas visitas periódicas.
Plano odontológico para a terceira idade é fundamental para uma saúde bucal contínua
Com o passar dos anos é muito normal homens e mulheres tenham certa perda óssea da região da boca, fazendo com que eventualmente seja necessário a realização de um implante dentário quando algum dente, por razões diferentes teve de ser extraído por completo. O implante dentário é um dos muitos tratamentos oferecidos no plano odontológico e que transformam não só a harmonia do sorriso como ajudam na melhoria da mastigação, fazendo com que a saúde do corpo também.
Muitos usuários não se consultam com o especialista da área de implante e com isso tem inúmeras dúvidas sobre o tratamento, a necessidade da fixação de um dente e a tecnologia envolvida na realização de um implante dentário. O tratamento chamado de implante dentário nada mais é que a fixação de um pino metálico, na maior parte dos procedimentos de titânio, no lugar da raiz do dente, que serve como base de sustentação para a fixação de um dente feito por protéticos e em diferentes materiais.
O pino de titânio é fixado na raiz da dentição como forma de fazer o trabalho da raiz natural do dente, garantindo uma estrutura fixa e imóvel para que um novo dente seja colocado de maneira segura e adequada. Para que o processo seja realizado de forma tranquila e correta é necessário que um profissional da área de implantes, seja o responsável por conduzir todo o processo e colocar o paciente a par de todas as etapas. Nessa fase o plano odontológico é de extrema importância, uma vez que facilita o agendamento de consultas, retorno e suporte em casos de dúvidas ou dores.
A importância do implante dentário
Muito se fala da essencialidade do implante dentário nos casos de perda óssea com a progressão da faixa etária, mas muitos homens e mulheres jovens e na fase adulta também podem precisar caso tenham sofrido alguma lesão que comprometa a raiz do dente ou alguma inflamação severa na gengiva que possa ter comprometido a estrutura óssea do paciente. Além da vantagem estético, ao disponibilizar aos pacientes uma dentição bonita e nova, garantindo um sorriso mais harmônico, levantando a autoestima de homens e mulheres, os diferentes tipos de implante dentário disponíveis hoje no plano odontológico trazem uma significativa melhoria na mastigação e na fala, garantindo benefícios a saúde de todo o corpo.
De forma ampla, no universo odontológico e no plano odontológico, são oferecidos e apresentados ao paciente três diferentes tipos de implante dentário normalmente conhecidos: os convencionais, os curtos e o zigomático. O primeiro tipo, e o mais comum entre as clínicas odontológicas, é o mais usado e é indicado para pacientes que contem com uma condição óssea considerada normal ou suficiente para a realização do tratamento. O segundo tipo é indicado para homens e mulheres nos quais existe pouca profundidade óssea, e que se faz necessário enxerto ou substituição óssea. Já o terceiro tipo é indicado aos pacientes em houve perda ou reabsorção óssea extensa e avançada.
Outro questionamento muito comum dos clientes do plano odontológico ao se consultarem com um implantodontista, especialista responsável pela realização do tratamento de implantes, é se é possível a colocação de um ou mais dentes durante o tratamento. Com o progresso da tecnologia, é possível fazer a colocação de diferentes implantes, tudo depende da condição de saúde do paciente, da evolução do tratamento e da recomendação do profissional envolvido no tratamento.
Independentemente dos tipos de implante dentário que o plano odontológico disponibiliza para os usuários, o cuidado com o pós-operatório é fundamental para um tratamento de sucesso. Algumas atitudes básicas podem contribuir para uma recuperação rápida e saudável como, por exemplo:
- Respeitar a prescrição médica;
- Utilizar gelo, para evitar inchaços;
- Higiene oral constante;
- Evitar movimentos bruscos e atividades físicas durante a semana do implante dentário.
É essencial mencionar que além do cuidado com o pós-operatório todo paciente é necessário que o cuidado e higiene diário sejam feitos de forma adequada. Atitudes simples como escovar os dentes após as refeições, o uso diário de fio dental, bem como a utilização de enxaguantes orais, a longo prazo contribuem para uma saúde oral de qualidade, evitando que doenças como a periodontite e gengivite se instalem e ganhem proporções desmedidas que levam a extração do dente e sua raiz, fazendo com que seja necessário a realização de um implante dentário no futuro.
No entanto, para um procedimento eficiente e de sucesso é importante contar com profissionais especializados. Com o apoio do plano odontológico isso se tornou muito mais prático e rápido para todos os usuários do serviço. O plano odontológico conta com uma ampla e completa rede de hospitais, clínicas e consultórios parceiros espalhados em todo o país para levar informação e tratamento de qualidade aos milhões de brasileiros que por diferentes motivos não cuidam adequadamente da saúde bucal.
Para encontrar um especialista dentro do plano odontológico é muito simples, basta que o cliente do serviço faça uma procura por especialidade ou por região e entrar em contato direto com a clínica, ou consultório para que uma consulta seja agendada. O estabelecimento solicitará a carteira do plano odontológico e está tudo correto.
Com o plano odontológico com cobertura para implantes dentários o usuário tem acesso a um vasto universo de informações que consigam, até então, ser desconhecidas, como o cuidado constante e diário do sorriso e como atitudes do dia a dia podem evitar a perda de dentições, que levam a procedimentos como o implante.
As dores de dente podem ser evitadas com o plano odontológico
Quem nunca na vida se viu com uma dor chata e incômoda na dentina que atire a primeira pedra. Aquela dor aguda que gera desconforto e pode atormentar por dias e dias é um dos muitos indícios que o corpo pode se manifestar mostrando que a saúde oral não anda muito bem e que uma visita ao especialista deve ser feita de forma rápida.
A dor de dente pode ser gerada por diversificados fatores, como uma cárie que já ganhou um tamanho maior na dentição, ou mesmo uma cárie que tenha atingido a raiz do dente, até mesmo os problemas ligados a gengiva, como a periodontite e gengivite podem desencadear dores nas dentições, para que a origem do problema seja descoberto e o melhor tipo de tratamento, seja oferecido ao paciente de maneira rápida e prática, o ideal é que homens e mulheres contem com o plano odontológico.
O plano odontológico é uma das ferramentas mais eficientes para quem necessita de uma consulta odontológica emergencial, isso porque ao adquirir com uma rede de clínicas e consultórios parceiros o plano odontológico fornece para seus usuários suporte 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias no ano por meio de prontos-socorros ou clínicas 24h, dependendo da região ou localidade, para que homens e mulheres não tenham de sofrer com uma dor de dente incômoda e chata.
A dor de dente pode vir ligada a outras manifestações do corpo como:
- Sangramento gengival;
- Dor de cabeça;
- Sensibilidade nos dentes;
- Mau hálito.
Por isso é muito fundamental reforçar que a prevenção é o melhor caminho para que a saúde dos dentes e boca estejam em dia e que o sorriso seja o cartão postal de uma pessoa. Atitudes do cotidiano, que não levam cinco minutos contribuem para a preservação do sorriso saudável como, por exemplo:
- Uso diário do fio dental;
- Uso do enxaguante bucal;
- Uso de escova de dente adequada;
- Visita periódica ao dentista.
A visita regular ao profissional da odontologia, seja qual for a especialidade, se torna muito mais básica e prática quando se pode contar com um plano odontológico. Este tipo de serviço ajuda o acesso à informação e a um procedimento amplo e assistido por um mesmo profissional, é também por isso que a visita periódica é tão importante para analisar a evolução de doenças, os surgimentos de possíveis problemas e a solução mais adequada e rápida considerando o histórico do paciente.
É importante ressaltar que com a presença de crianças na família o plano odontológico se torna uma segurança a mais para a saúde das crianças. É muito comum que na primeira infância, durante a troca da dentição as crianças, em motivo do consumo de açúcares, refrigerantes e outros alimentos que prejudicam a saúde bucal, sintam dores em função de pequenas cáries, é nesse período que o plano odontológico fornece suporte para mãe e pais que necessitam buscar por um odontopediatra ou mesmo no caso de um acidente com os pequenos em que algum dentinho tenha ficado machucado, a avaliação rápida e precisa é possível graças ao suporte do plano odontológico e dos profissionais disponíveis para prestação de trabalho.
Plano odontológico evita que patologias se proliferem na cavidade bucal
Contar com o plano odontológico é o desejo de diversos homens e mulheres que sofrem com problemas nos dentes, mas não fazem ideia do que esse tipo de serviço pode oferecer para a promoção de um sorriso mais harmônico, além de uma vida mais saudável. É muito normal que os brasileiros se preocupem com a saúde do corpo, visão, coração, mas também é muito normal se esquecerem da saúde oral, logo do cuidado com a boca que é porta de entrada para comidas e está ligada a diversos outros órgãos do corpo.
Cuidar do sorriso vai muito além da estética e harmonia da boca, as dentições podem inibir e complicar questões de baixa autoestima e problemas de relacionamentos interpessoais, fazendo com que homens e mulheres de diferentes idades, se sinta intimidado sem falar em público, conversar próximo a outros indivíduos ou mesmo sorrir para os filhos, marido e familiares e é necessário mencionar que não necessitam ser assim, quando se pode contar com profissionais especializados no cuidado com a saúde dos dentes e da boca. Especialistas das mais diversas áreas estão disponíveis no plano odontológico para levar informação aos pacientes e orientação sobre os melhores tratamentos.
Seja um sorriso com dentições tortas, amarelados ou mesmo um sorriso em que não há dentições, com o plano odontológico é possível encontrar uma solução e um procedimento que se adeque ao estilo do usuário e promova uma melhor condição de vida a eles.
Com o plano odontológico é possível contar com diferentes especialistas da odontologia como, por exemplo:
- Periodontistas;
- Clínicos-gerais;
- Cirurgiões-dentistas;
- Odontopediatras;
- Implantodontistas.
Seja qual for a especialidade é correto que um especialista estará disponível para atender todos os membros de uma família, desde as crianças, já na primeira infância, jovens, adultos e indivíduos da melhor idade. Seja para o cuidado com os dentes de leite, permanentes, provisórios ou implantes há um especialista para dar suporte em todos os estados brasileiros, levando informação e promovendo o acesso e conhecimento dos usuários com a saúde das dentições e da gengiva para toda a família.
Evite hábitos alimentares que podem prejudicar sua saúde bucal
No entanto, além da visita regular ao dentista, com o plano odontológico é necessário que os usuários se atentem a pequenos hábitos diários para contribuir com a manutenção e preservação da boa saúde das dentições. Evitar alimentos com muito açúcar ou gordura é uma das maneiras mais fáceis e práticas para evitar o surgimento de cáries, ou mesmo o acúmulo de placa bacteriana em toda a boca.
Algumas comidas e atitudes que aumentam as chances de cáries e compromete a saúde dos dentes são:
- Pirulitos;
- Consumo de álcool;
- Gomas de mascar;
- Uso de cigarros e tabaco;
- Ingestão de refrigerantes e sucos artificiais.
O mau hálito é um dos primeiros indícios que tendem a se manifestar na boca quando a saúde oral está comprometida de alguma maneira, seja em razão de dilemas que acometem as dentições, gengiva ou em ambos os casos. É muito essencial mencionar que até mesmo a perda de dentes ou a extração feita de forma inadequada pode comprometer a eficiência da dentição, prejudicando da maneira como homens e mulheres trituram os alimentos, mastigam, gerando reflexos no estômago e podendo desencadear problemas na mandíbula e transtornos com dores de cabeça e enxaqueca.
Para que desde pequeno seja desenvolvido uma conscientização da importância do cuidado com a saúde oral, o plano odontológico é uma das melhores opções para esse contato recorrente e constante de toda a família com profissionais dedicados ao cuidado com o sorriso. É necessário mostrar desde a infância a essencialidade da visita regular ao dentista e como o bom cuidado com os dentes podem impactar em uma vida mais saudável e feliz.